Ainda é cedo para dizermos se o povo do Rio reencontrou o caminho das ruas, mas neste período várias manifestações estão sendo convocadas pelos movimentos sociais.
No dia 19 de março aconteceu uma manifestação na estação de Ipanema do Metrô contra o aumento da passagem. Convocada pelo Facebook, foi apoiada por movimentos organizados e reuniu cerca de 250 pessoas. A jornada continua com boicote ao Metrô no dia do aumento, 2 de abril e com passeata no dia 4 de abril, 12h entre a Estação Carioca e a Uruguaiana. No dia 31 de março, 18h vai rolar reunião do Fórum Popular dos Transportes no Sindicato dos Metroviários.
No início do ano entrou em atividade o Comitê Popular da Copa do Mundo e das Olimpíadas com o objetivo de articular as ações dos movimentos diante dos mega eventos esportivos. Realizaram manifestação no dia 25 de março e estão com plenária marcada para o dia 12 de abril, 18h30 no CORECON.
A relatora especial da Organização das Nações Unidas para o Direito à Moradia Adequada Raquel Rolnik já se manifestou no seu blog sobre a questão das arbitrariedades cometidas pelo poder público em nome dos jogos no texto Olimpíadas Truculentas.
Já o pessoal da educação e da saúde organizou respectivamente o Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública e o Fórum de Saúde do Rio de Janeiro.
O Dia de Luta em Defesa da Educação Pública acontecerá na quinta-feira, 31 de março com concentração às 10h na Candelária e o Ato do Dia Mundial da Saúde será no dia 7 de abril com concentração 11h na ABI.
Vamos à luta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário