quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Fideltorix e os irredutíveis cubanos

Estamos no ano 2008 depois de Cristo. Todo o Globo se rendeu ao capitalismo... Todo? Não! Uma ilha povoada por irredutíveis cubanos ainda resiste ao invasor.

Ao contrário do herói gaulês Vercingétorix, Fidel sobreviveu a Cesar. Sua renúncia, por motivos de saúde, tem sido apresentada pela grande imprensa como uma derrota, mas o ódio rancoroso é tão forte justamente porque Fidel venceu. Venceu porque sobreviveu, e se chegou a hora de se retirar, foi porque o tempo o derrotou, não seus inimigos.

Os EUA atacaram sistematicamente o regime socialista de Cuba. Organizaram a aventura da invasão da Baía dos Porcos em 1961, estabeleceram um embargo econômico que perdura desde 1962 e tentaram matar Fidel Castro dezenas de vezes. Assassinaram Che Guevara. Todavia, o império estava diante dos irredutíveis cubanos.

Sei que o socialismo cubano não é o paraíso na Terra, mas desconfio seriamente de que seja um dos países que foram mais longe no atendimento das necessidades de sua população. São notórias as grandes conquistas sociais, especialmente em saúde e educação.

Cuba precisa de reformas, mas não de contra-revolução. O partido único, a pena de morte, a prisão por crime político e o cerceamento da liberdade de expressão são equívocos históricos da esquerda autoritária que atrapalham o desenvolvimento do socialismo para o comunismo, cuja essência é libertária.

Cuba precisa de reformas para que, livre dos entraves autoritários, o povo cubano possa aprofundar ainda mais a revolução. Mais do que sobreviver às investidas do império, conciliar o socialismo com a liberdade é a grande contribuição que os cubanos podem dar à humanidade.

O camarada Fidel com certeza não acertou todas, até porque isto é impossível para qualquer um. Mas com certeza é um herói da humanidade, um herói que lutou a vida inteira pela emancipação do seu povo e de todos os povos.

Porém, assim como todo herói, da realidade ou da ficção, é apenas a representação simbólica do heroísmo do seu povo.

Outros como Fidel virão, muitos ainda terão o triste fim de Vercingétorix, mas nós continuaremos a sonhar com um mundo onde Asterix e Obelix não sejam derrotados nunca.

Viva Fidel e o povo cubano!

E que os druidas da Santeria continuem preparando a boa e velha “poção mágica”...

Por Tutatis!

Renato Cinco

Nenhum comentário: